



A classe de bônus é um desconto progressivo oferecido pelas seguradoras para os clientes que renovam o seguro sem ter sofrido nenhum sinistro durante a vigência da sua apólice ou contrato de seguro. Quanto mais renovações sem acionar o seguro, maior ficará o seu bônus e menor ocusto do seu seguro.
A classe de bônus é um desconto vinculado ao CPF segurado e não ao veículo. Desta forma, você pode trocar de carro ou de seguradora e ainda manter o bônus na renovação. Na maioria das seguradoras, a classe de bônus começa em zero no primeiro ano de contratação e pode chegar até 10.
Da mesma forma que você acumula, você também pode perder classes de bônus. Abaixo alguns exemplos:
Funciona assim: renovação sem sinistro em até 30 dias depois do vencimento sobe um ponto na classe de bônus. Se a renovação acontecer entre 30 e 60 dias depois do vencimento, você não ganha um bônus na renovação, mas também não perde. Em até 120 dias, você perde um ponto e em até 180 dias, você perde 2 pontos. Passou de 180 dias, ou seja, seis meses, sua classe de bônus é zerada. Algumas seguradoras apresentam regras específicas para a gestão de classe de bônus, por isso, é sempre bom conferir.
Importante: o uso das assistências 24 horas como guincho, chaveiro ou da cobertura de vidros, não afetam a sua classe de bônus.
Como descubro minha classe de bônus atual?
Basta verificar na apólice de seguro auto o campo “Bônus” , lá constará um número que representará a sua classe de bônus.
Se você tiver dificuldades para encontrá-la, entre em contato com sua corretora.
Eu perco minha classe de bônus se eu mudar de carro, seguradora ou corretora?
Não. A classe de bônus é um benefício atrelado ao segurado e não ao veículo, à corretora ou à seguradora. Assim, se você escolher mudar alguma coisa na renovação, pode ficar tranquilo que seu bônus estará intacto, caso você não tenha sofrido um sinistro na vigência.
Está com alguma dúvida sobre classe de bônus? Fale com um de nossos especialistas 11. 3501 0449